Os Estados Unidos continuam a atrair brasileiros e pessoas de outras nacionalidade que têm vontade de mudar de vida. Uma das opções para entrar e trabalhar de maneira legal no país é por meio do Green Card EB2.

O governo americano exige algumas qualificações específicas para esse tipo de visto. Então, é importante ler este artigo com atenção para entender todo o processo que te levará a viver o sonho americano sem grandes complicações.

O que é o Green Card EB2?

O Green Card EB2 é um dos mais desejados para quem procura morar nos Estados Unidos de maneira legal, em especial para profissionais que já possuem algum título de mestre ou doutorado.

Em suma, o EB2 abrange pessoas com habilidades notáveis em ciências, artes ou negócios. Dessa forma, a admissão em algum posto de trabalho dos Estados Unidos beneficia a economia, bem como o interesse cultural, educacional ou bem-estar do país. A categoria inclui arquitetos, médicos, engenheiros, advogados e professores.

No entanto, para conseguir o Green Card EB2 é preciso receber uma oferta de trabalho, além de um atestado emitido pelo Department of Labour (Departamento de Trabalho dos EUA). Esse último processo foi criado para proteger os trabalhadores americanos porque garante que os estrangeiros não vão substituir os cidadãos americanos que dotam das mesmas aptidões.

As coisas se complicam se você for autônomo ou se tiver uma participação em alguma empresa. Outro fator é se houver uma relação familiar com os membros da empresa ou se a mesma tiver poucos funcionários. Todavia, é possível adquirir outro tipo de visto, o Green Card EB2 NIW. Isso isenta você provar que recebeu uma oferta de emprego.

Vejamos, a seguir, mais detalhes sobre os tipos de Green Card EB2.

Tipos de Green Card EB2

EB2-A

Destina-se a profissionais com diplomas de mestrado, doutorado ou profissionalizante com oferta de emprego em empresa que possua escritório ou filial nos Estados Unidos. O candidato deverá mostrar documentos acadêmicos, de trabalho e outros que possam constituir evidências relevantes para demonstrar suas habilidades.

EB2-B

Este tipo de Green Card para trabalho abrange pessoas com distinção ou habilidade excepcional em ciência, negócios ou arte. Para obtê-lo, é preciso ter diploma profissional, pelo menos 10 anos de experiência na área e salário acima da média. Além disso, é preciso ter recebido oferta de trabalho de alguma empresa dos Estados Unidos.

EB2-C ou EB2-NIW

O Green Card NIW serve para os estrangeiros com aptidões excepcionais, capazes de demonstrar que a sua atividade trará benefícios consideráveis ​​aos interesses dos EUA. Portanto, esse visto não está ligado a nenhuma oferta de emprego por uma empresa americana.

Os que mais usam esse recurso para entrar de forma legal no país são pesquisadores e profissionais que ainda não tenham uma oferta de emprego de um empregador nos Estados Unidos.

Para obter um Green Card NIW, é preciso demonstrar que a concessão do visto trará benefícios aos EUA. A lista é extensa, mas só para ilustrar, os retornos para o país envolvem programas de educação, saúde, meio ambiente, cultura, melhores salários e condições de trabalho.

Critérios para obter o Green Card EB2

Para se candidatar a um visto EB2, demonstrar as habilidades é um fator decisivo. Existem certos requisitos que o profissional estrangeiro e o empregador americano devem cumprir para solicitar um visto.

Por exemplo, se você for um profissional estrangeiro com um diploma avançado, deverá atender aos seguintes requisitos:

  • Documento acadêmico comprovando que você possui uma qualificação avançada (bacharelado ou mestrado ou equivalente nos EUA);
  • Um documento escrito e/ou assinado pelo seu antigo empregador declarando que você trabalhou por cinco anos em sua linha de especialização após terminar seu diploma.

Por outro lado, para se candidatar ao Green Card NIW como uma pessoa com capacidade excepcional ou com renúncia de interesse nacional, você precisa atender a pelo menos três dos seguintes requisitos abaixo:

  • Documentos que o ajudam a confirmar suas realizações em arte, negócios, ciência ou qualquer outro campo de especialização. Por exemplo: diplomas, certificados ou prêmios;
  • Documentos escritos e/ou assinados por seus ex-empregadores atestando que você trabalhou em tempo integral com pelo menos 10 anos de experiência em sua linha de especialização;
  • Apresentar sua licença ou certificação como prova de que você é capaz de exercer sua profissão;
  • Provas de que você ganhou uma alta renda devido às suas habilidades excepcionais;
  • Provas de adesão para indicar que é membro de uma ou mais associações profissionais;
  • Evidências mostrando que você é um indivíduo reconhecido pelo governo, associações profissionais ou entidades por suas realizações e contribuições em sua área de especialização;
  • Provas que confirmem que seu trabalho é para o benefício e interesse do governo dos Estados Unidos.

Deveres do empregador nos Estados Unidos

O empregador americano disposto a contratar e patrocinar um trabalhador estrangeiro nas condições do Green Card EB também deve seguir alguns requisitos:

  • Prova de que precisa contratar um trabalhador estrangeiro, já que nenhum trabalhador americano está disponível, competente ou disposto a fazer o trabalho;
  • Evidências mostrando que trabalhadores americanos e estrangeiros têm direitos e salários iguais, pois ambos desempenham o mesmo trabalho;
  • Prova de que o negócio do empregador dos EUA é financeiramente capaz de apoiar e contratar um trabalhador estrangeiro.

O que é o NIW?

A tradução literal para National Interest Waiver (NIW) é Renúncia de Interesse Nacional. Essa pode ser uma ótima maneira de conseguir o Green Card EB2 pois não exige o certificado do governo americano, bem como uma oferta de trabalho.

Como já vimos, em geral, para solicitar um visto EB2, é preciso ter uma oferta de trabalho permanente de uma empresa americana. No entanto, por meio do NIW, você pode solicitar um visto de imigrante EB2, para o bem e o interesse nacional dos Estados Unidos, sem os requisitos anteriores.

Apesar de ser considerado mais fácil, a obtenção do Green Card NIW requer alguns fatores. O candidato deve ter um diploma ou “habilidade excepcional” em ciências, artes ou negócios. Além disso, deve ser capaz de demonstrar que está procurando emprego nos Estados Unidos em um setor de considerável prestígio e que a atividade a ser desenvolvida trará benefícios de importância nacional.

No entanto, o Departamento de Imigração dos EUA não estabeleceu critérios específicos para a aprovação de Green Card NIW. Portanto, não há definição legal do termo “importância nacional”.

Com base na experiência de casos anteriores, a imigração americana propõe considerar os seguintes exemplos que podem beneficiar os interesses dos Estados Unidos:

  • Melhoria da economia dos EUA;
  • Melhores salários, condições de trabalho para trabalhadores americanos ou programas de educação e treinamento para crianças e trabalhadores pouco qualificados;
  • Melhoria dos cuidados de saúde;
  • Fornecimento de moradia acessível para cidadãos americanos (jovens e idosos) que vivem na pobreza;
  • Melhoria do meio ambiente e criação de sistemas voltados para o uso mais produtivo e inteligente dos recursos naturais.

Quem pode obter o Green Card NIW?

Os melhores candidatos para optar pelo Green Card EB2-NIW são estudantes de doutorado, pesquisadores, pós-doutorandos e outros profissionais de níveis mais avançados.

Recentemente, os EUA anunciaram que empresários ou freelancers com qualificações ou habilidades acadêmicas de alto padrão podem se inscrever para o visto EB2-NIW por meio de auto-petição.

No entanto, as solicitações de isenção de certificação de interesse público nacional são avaliadas cuidadosamente pelo serviço de imigração. Outro detalhe: não é possível fazer o pedido para acelerar o processo. Então, o candidato deve se contentar e esperar mais de 15 dias para receber a resposta.

É importante ressaltar que ficou ainda mais difícil obter um Green Card NIW. A principal explicação está ligada à desaceleração econômica global e o endurecimento das políticas de imigração dos Estados Unidos. Apesar desses fatores, obter o visto não é impossível, mas decerto é um processo longo.

Os parentes diretos de um portador de qualquer tipo EB2, ou seja, cônjuge e filhos menores de 21 anos, podem entrar nos Estados Unidos. Para isso, é preciso aplicar para os vistos E-21 e E-22, respectivamente. Enquanto isso, o cônjuge pode solicitar uma autorização para trabalhar ou entrar no processo para obter um Green Card para trabalho.

O que é o Green Card?

Green Card é o termo comum do Cartão de Residente Permanente, emitido pelo US Citizenship and Immigration Services. É a autorização que o governo dos Estados Unidos concede para viver e trabalhar legalmente no país.

Sem o Green Card, o estrangeiro está limitado a apenas visitar os Estados Unidos, por um período mais curto e nos prazos previstos no visto de entrada.

Entrar nos Estados Unidos sem visto e ficar em território americano com um visto expirado é considerado imigração ilegal. Da mesma forma acontece ao violar os termos de permanência como, por exemplo, trabalhar com um visto de turista. Todos esses exemplos podem desencadear no processo de expulsão do país. Se repetidos, no entanto, tornam-se crimes.

Quem obtém o Green Card usufrui de todos os benefícios de um cidadão americano. No entanto, há algumas exceções, como o direito de voto em eleições presidenciais ou administrativas. O Green Card permite que você entre e saia dos Estados Unidos sem restrições e trabalhe nos Estados Unidos independentemente de suas obrigações, natureza do trabalho ou número de horas por semana.

Um cidadão não americano com autorização de residência permanente pode abrir um negócio nos Estados Unidos e tem direito a uma pensão da segurança social, como o INSS. Mas, para isso, precisa trabalhar nos Estados Unidos por pelo menos 10 anos.

Por fim, o Green Card permite que você solicite a cidadania americana após alguns anos de permanência nos Estados Unidos. O período de espera é geralmente de cinco anos a partir da liberação – três, se o cônjuge for cidadão americano.

A autorização de residência não expira, mas o cartão deve ser renovado 10 anos após a emissão. Todavia, o Green Card pode ser revogado pelo governo dos EUA se um crime for cometido.

Por que é chamado de “cartão verde”?

O Green Card, como o tipo EB2, parece um cartão de plástico com uma faixa magnética do tamanho de um cartão de crédito. O design elaborado que inclui hologramas e impressões digitais gravadas a laser tem, com efeito, o domínio da cor verde. Mas isso só desde 2010, quando a versão atual entrou em circulação.

De 1950 a 2010, dezenas de versões foram criadas para dificultar a falsificação. Primeiramente, era em papel e depois passou para o plástico. Os cartões foram de várias cores, mas, nenhuma vez, verde.

O termo Green Card, em vez disso, tem raízes em sua história. O governo dos EUA começou a contar imigrantes em seu território em 1940. A Lei de Registro de Estrangeiros que entrou em vigor durante a presidência de Franklin D. Roosevelt fazia algumas exigências a todos os imigrantes com 14 anos ou mais.

Esses estrangeiros tinham que preencher um formulário nos correios, tirar foto e impressões digitais. Após o início da Segunda Guerra Mundial, o registro foi limitado aos portos de entrada no país e a autorização de residência foi impressa em papel verde e o apelido permaneceu.

Uma curiosidade sobre a história do Green Card. Em 1942, os Estados Unidos estavam em guerra com a Itália fascista e a Alemanha nazista e as pessoas com essas nacionalidades eram consideradas como estrangeiros inimigos. O estigma de sempre ter que carregar o documento foi o assunto das acirradas discussões com Roosevelt.

Outros Green Cards para trabalho

Além do Green Card EB2, o USCIS concede outros vistos de trabalho patrocinados. Ou seja, quando é preciso já ter um contrato trabalhar e poder mudar para os Estados Unidos. Existem diferentes tipos de visto de trabalho e cada um é definido com a letra E.

Green Card EB1

O visto EB1 abrange trabalhadores prioritários. São pessoas altamente capacitadas com extraordinário talento nas artes, atletismo, negócios ou educação, professores universitários ou pesquisadores de destaque, bem como executivos.

Green Card EB2

Este visto, que estamos conhecendo a fundo neste artigo, é para trabalhadores com prioridade de segundo nível. Assim, abrange especialistas em sua profissão que tenham um diploma avançado ou alguém com habilidades excepcionais acima do normal nas artes, negócios ou ciências.

Green Card EB3

Você já deve ter percebido que cada número representa o nível de prioridade dos trabalhadores. O visto EB3 segue o mesmo raciocínio. A terceira classe engloba trabalhadores qualificados que adquiriram mais de dois anos de experiência, profissionais com um grau de educação acima dos requisitos padrão e profissionais não qualificados que tenham menos de dois anos de experiência.

O visto EB3 é um dos vistos de trabalho mais fáceis de conseguir.

Green Card EB4

O visto para trabalhadores com prioridade de quarto nível se encaixa aos imigrantes especiais que trabalham em diferentes organizações religiosas, governamentais ou internacionais.

Green Card EB5

Por fim, o visto EB5 serve para a pessoas que estão dispostas a investir de 500 mil a 1 milhão de dólares nos Estados Unidos.

Diferenças e semelhanças dos Green Cards para trabalho

A categoria de Green Card EB2 tem tempos bem mais longos e uma estrutura mais complexa do que a EB1. No entanto, é mais rápido que o procedimento EB3.

Assim como a categoria EB3, o EB2 precisa do procedimento de certificação, que garante que não há nenhum residente nos EUA com as qualificações necessárias para o cargo.

O sistema do EB2 e do EB3 é comum, mas com tempos diferentes de conclusão por parte da imigração americana. Ambas as categorias EB têm as seguintes fases, e cada uma só começar após o término da anterior:

  • Inscrição no Departamento do Trabalho dos Estados Unidos para obter o nível de salário mínimo para o cargo para o qual está solicitando o Green Card para trabalho;
  • Fase complexa de triagem de currículo;
  • Petição para o trabalhador estrangeiro;
  • Pedido de um Green Card.

O procedimento EB2 é complexo, por isso, é vital prestar muita atenção já que pode ser negado apenas por erros de digitação ou cálculo. É também um processo para planejar desde o início, ou as chances de obtenção do Green Card diminuem.

Os vistos de trabalho patrocinados são definidos a cada ano e o processamento pode levar algum tempo. Os interessados ​​em solicitar um visto de trabalho patrocinado devem observar que, quando o número de vistos chega ao limite, os demais pedidos passam para o ano seguinte.

Como se inscrever ao Green Card EB2 para trabalho?

Para pedir o Green Card EB2, tanto o empregador quanto o profissional estrangeiro passam por um longo processo dividido em duas partes: a fase de documentação e a aplicação do visto na embaixada dos EUA no Brasil.

Primeiramente, a empresa que deseja contratar o estrangeiro deve preencher um formulário no Department of Labour para obter a certificação de trabalho. Nesse documento, o empregador declara que tentou contratar um americano para a função, mas não conseguiu preencher o cargo e pagará o mesmo salário ao trabalhador estrangeiro.

O DOL, então, analisa o formulário e vai avisar ambos sobre a decisão. Em caso positivo, a empresa pode prosseguir para a próxima etapa, mas se a resposta for negativa, o trabalhador estrangeiro não poderá obter o visto.

O empregador ainda é responsável por entrar com uma petição no USCIS (US Citizenship and Immigration Services), ou seja, o Departamento de Imigração e Cidadania Americana. O pedido serve para checar se a empresa tem condições financeiras estáveis e se está com todas as declarações fiscais em dia.

Mais uma vez, a petição segue para análise e em seguida o USCIS vai informar sobre a decisão. Daí, se aprovada, a próxima etapa é no National Visa Center, isto é, o Centro Nacional de Vistos dos Estados Unidos. No entanto, se o USCIS negar a petição, a empresa não terá permissão de contratar.

Procedimento na embaixada

Logo após a aprovação no NVC, o trabalhador recebe um número de série para prosseguir com o processo na embaixada ou consulado dos EUA no Brasil. Nesse momento, é preciso preencher mais um formulário e reunir todos os documentos necessários:

  • Exame médico completo e cartão de vacinação assinados por um médico licenciado;
  • Passaporte válido por mais de seis meses após a marcação do voo para os Estados Unidos;
  • Oferta de emprego do empregador nos EUA;
  • Certificação de trabalho aprovada;
  • Petição aprovada;
  • A página de confirmação do formulário da embaixada ou consulado;
  • Duas fotos de acordo com os padrões exigidos;
  • Testes adequados para a categoria;
  • Cartas de ex-empregadores;
  • Registros de antecedente criminais e judiciais.

Entrevista para obter o visto

Após verificar a aplicação e os documentos de apoio, a embaixada ou consulado no Brasil irá agendar uma entrevista. Em geral, essa é a fase que o candidatos mais temem. No entanto, a principal dica é manter a calma, porque o mais difícil já foi superado, como a coleta de documentos.

Algumas das perguntas mais comuns remetem aos planos nos Estados Unidos. É nessa hora que o candidato tem que “vender seu peixe”, em especial para o Green Card EB2, já que abrange estrangeiros com capacidades espetaculares. Então, conte sobre suas experiências e habilidades, além de dizer o que irá fazer nos EUA.

É importante ser honesto com precisão quando responder às perguntas. Outro fator é nunca mentir e, no caso de não souber a resposta, simplesmente diga que não sabe. No final, o entrevistador dará o veredito sobre a probabilidade de obter o visto. Se a resposta for negativa, o candidato vai receber a justificativa em carta e pode recorrer da decisão no futuro.

Já em caso positivo, após a aprovação do Green Card EB2, o profissional deve ficar atento a outro detalhe antes de arrumar as malas e partir para viver o American Way of Life, ou seja, o estido de vida americano. O National Visa Center vai enviar um pacote de documentos que nunca deve ser aberto até chegar aos Estados Unidos. Apenas os oficiais de imigração têm autorização para abrir o pacote assim que desembarcar nos EUA.

Como a American Project pode ajudar você a morar nos EUA?

Você sabia que é muito mais fácil ir para os Estados Unidos através do nosso programa de obtenção de Green Card EUA? Através do nosso programa, nós conseguimos conectá-lo com um empregador americano, que está disposto a ser seu patrocinador para que você possa viver o sonho americano (american dream).

Gostou do que viu? Prencha o formulário abaixo para saber mais sobre o nosso programa.

    [custom_date]

    Veja alguns temas que podem lhe interessar: