Para aqueles que querem saber como morar nos Estados Unidos de maneira legal, estas informações serão bastante úteis e assertivas. Não importa a razão pela qual você deseja deixar o Brasil, você verá que é possível viver o sonho americano sem grandes complicações.

Os Estados Unidos são um país que continua atraindo muitos sonhos e vontades de mudar de vida, conquistar a independência financeira. É por isso que os brasileiros tendem a olhar para o país norte-americano de maneira muito positiva.

Mas, para chegar lá, é preciso estar legalmente preparado e conhecer as alternativas como o Green Card, cidadania ou outras modalidades de visto. Para tanto, abaixo, você entenderá quais são as principais formas de morar nos Estados Unidos de maneira legal e como a American Project pode te ajudar nesse processo.

Por que é importante entender como morar nos Estados Unidos de maneira legal?

Existem muitas pessoas de todo o mundo que desejam morar nos Estados Unidos, em busca de viver o famoso american dream ou sonho americano. Por isso, são constantes as tentativas de cruzar a fronteira de maneira ilegal, o que pode trazer uma série de problemas.

Tentar imigrar ilegalmente pode ocasionar uma série de punições aplicadas pelo Governo dos EUA. A deportação, por exemplo, é uma das mais básicas. Dependendo da situação, pode ser necessário pagar multas e, até mesmo, ir para a prisão.

Por conta disso, muitas pessoas tentam cruzar a fronteira com a ajuda de coiotes. Esses coiotes cobram uma certa quantia em dinheiro para ajudar os imigrantes ilegais. Porém, existem inúmeras ocorrências de brasileiros que passaram por situações de risco, adoeceram e até morreram.

Assim, a melhor maneira é entender como viver nos Estados Unidos de maneira legal. Dessa forma, o imigrante entra livremente no país, obtendo todos os direitos e privilégios que uma das nações mais poderosas do mundo pode oferecer.

Veja alguns dos motivos que levam os brasileiros a imigrarem para os Estados Unidos:

  • Melhores condições financeiras;
  • Mais segurança;
  • Plano de carreira profissional;
  • Educação de melhor qualidade;
  • Infraestrutura urbana impecável;
  • Menos burocracia;
  • Custo de vida mais baixo (dependendo da região);
  • Mais praticidade na vida.

Entretanto, é muito importante salientar que não basta conseguir entrar nos Estados Unidos. Isso mesmo. O ritmo de vida dos americanos é muito mais intenso do que o dos brasileiros. Para que se consiga uma vida estável nos EUA, é necessário trabalhar muito.

Além disso, também é preciso se adaptar ao Estilo de Vida Americano (ou American Way of Life). Temos um guia completo sobre esse assunto. Clique aqui para conferir.

Qual é a diferença entre o Green Card e a cidadania norte-americana?

O Green Card é um tipo de visto de residência permanente, que tem renovação de 10 em 10 anos. Ele reserva o direito a praticamente tudo o que um americano tem, com exceção de votos e eventuais subsídios que o governo americano possa dar. Durante a pandemia do corona virus, os estrangeiros residentes permanentes, não eram elegíveis a ajuda do governo americano. Além disso, ele também não permite a concorrência à função pública.

Em relação à cidadania na América do Norte e obtenção dos outros bônus em se tornar um cidadão, é preciso ter, pelo menos, cinco anos de Green Card, ou ainda três com a obtenção a partir de casamento com um americano ou americana.

É possível, ainda, escolher não solicitar a cidadania e fazer a renovação do Green Card periodicamente, pelo tempo que quiser permanecer no país.

Então, se a intenção é trabalhar nos Estados Unidos, é preciso que você obtenha o Green Card. Mas, se almeja todos os deveres, bem como os direitos americanos, é preciso ter a cidadania.

Cabe a cada um decidir aquilo que faz mais sentido para o seu momento de vida. Caso você queira obter um green card por trabalho, preencha o formulário nessa página e entenda como a American Project poderá lhe ajudar.

como-morar-nos-Estados-Unidos-3

Entendendo melhor o Green Card, algo importante para quem busca saber como viver nos EUA de maneira legal

O Green Card, como é conhecido popularmente, se chama US Permanent Resident Card. Portanto, como o próprio nome diz, esse cartão garante a residência permanente nos Estados Unidos.

Conforme dito anteriormente, o Green Card não é a cidadania. Porém, o Green Card garante, praticamente, todos os direitos de um cidadão americano ao residente.

Esse Cartão de Residência Permanente dos Estados Unidos permite realizar compras e alugueis de imóveis, estudar e trabalhar legalmente em qualquer lugar.

Os filhos têm o direito de estudar em escola pública americana, aproveitando a excelente educação dos Estados Unidos.

Trata-se de um processo cheio de burocracias, visto que pode levar anos para ser concluído. Por isso, contar com o apoio de uma empresa especializada como a American Project pode ser tão importante. Isso ajuda a evitar riscos e, até mesmo, prejuízos por conduzir o processo de forma errada.

Além das formas descritas anteriormente, é possível também solicitar o Green Card caso a pessoa possua algum familiar que é cidadão norte-americano. Nesse caso, o próprio parente pode solicitar o Green Card em terras norte-americanas.

Veja algumas formas de como morar nos Estados Unidos de maneira legal

Confira, abaixo, quatro formas de como morar nos EUA de maneira legal. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens e, claro, precisam de aprovação do governo americano.

1. Green Card por trabalho

Existem várias formas de obter o Green Card por trabalho, sendo que algumas delas são mais fáceis e outras mais difíceis de conseguir.

Disponibiliza-se o visto tipo L-1 em caso de contratação para trabalhar em alguma empresa americana por tempo determinado, ou ainda quando há a transferência dentro da mesma empresa para o país norte-americano.

Lembre-se, que o visto L-1 não é um Green Card, mas, é um visto temporário de trabalho. Ainda assim, é melhor morar legalmente com este tipo de visto, que lhe permite trabalhar, que ir ilegalmente e correr os riscos de seguir desta forma.

Todas as solicitações de visto passam por avaliação e, em caso de constatação de que o emprego e profissão estão em escassez nos Estados Unidos ou que apresentem caráter único e fundamental, eles são aprovados.

A American Project trabalha com o visto do tipo EB3 de Green Card por trabalho. Veja, no próximo tópico, mais detalhes sobre como esse processo funciona.

Como funciona o processo da American Project para que eu possa viver nos Estados Unidos de maneira legal?

O primeiro passo é a aplicação. Após a aplicação, você deverá preencher alguns formulários e enviar alguns documentos.

Em seguida, iremos avaliar sua solicitação e tirar as suas dúvidas quanto ao processo. Uma vez que você decida participar do processo migratório para os Estados Unidos através da American Project, nós iremos cuidar de tudo para que o seu sonho se torne realidade.

Iremos te proporcionar um emprego legal através da nossa parceira exclusiva com a Visa Solutions, auxílio durante o processo de visto e na sua chegada aos Estados Unidos para que você tenha uma adaptação fácil e sem complicações.

Durante todo o processo, a American Project estará disponível para te dar o suporte necessário. Entretanto, a equipe nos Estados Unidos ficará responsável por cuidar da parte burocrática e necessária para que você possa morar legalmente nos EUA.

como morar nos Estados Unidos 1

2. Casar com um cidadão norte-americano

Existem programas de TV que contam sobre as pessoas que almejam o Green Card com casamentos arranjados. Mas, para o exemplo do blog, considera-se o casamento que acontece em razão de amor mesmo. Se você se apaixonar por uma americana ou americano e se casar com essa pessoa, você pode receber o Green Card.

Esse procedimento demora cerca de um a dois anos e, ao longo desse tempo, o casamento está sujeito a análises e avaliações para que o governo obtenha a veracidade dos fatos. Não é a alternativa mais comum, mas, é uma possibilidade para se viver nos Estados Unidos de maneira legal.

3. Estudar Inglês, MBA ou faculdade

Para estudar legalmente nos Estados Unidos, é preciso o visto F1. Trata-se do visto mais comum para quem quer estudar inglês, MBA ou cursar uma faculdade nos Estados Unidos.

Se a intenção é solicitar esse visto, é necessário que o estudante já tenha sido admitido no curso que deseja realizar. Portanto, o primeiro passo é ter o aceite em escola com certificação SEVP – Student and Exchange Visitor Programme.

Além disso, o estudante pode trabalhar com este visto, mas dentro do campus em que estuda. Não é preciso que o trabalho tenha alguma relação com o curso que está fazendo e, inclusive, pode começar 1 mês antes do início das aulas.

4. Visto de investidor

Caso você tenha disponibilidade financeira para investir e tino para o empreenededorismo, você poderá solicitar um visto de investidor.

Para saber como viver nos EUA de maneira legal e sendo um investidor, você precisa ter, pelo menos, US$ 900 mil. Ainda, se o investimento for em áreas metropolitanas, precisa ser de, no mínimo, US$ 1,8 milhões.

Além disso, precisa assegurar a criação de, pelo menos, dez empregos para americanos ou pessoas com residência legal nos Estados Unidos, o que te coloca em um risco grande, já que terá que ter uma equipe de pelo menos 10 pessoas e um custo fixo mensal alto com pessoal.

Nos casos de quem possui a cidadania italiana ou de algum outro país, que tem o tratado do E-2 ativo, o valor do investimento necessário para conseguir o visto cai drasticamente, qunado aplicado para o visto E-2. Em alguns casos, é possível investir 200 mil dólares, valor muito mais acessível que os 900 mil exigidos pelo visto EB5.

Se você não possui cidadania de outro país, infelizmente não poderá aplicar para o visto E-2, pois o Brasil não entra na lista de países, cuja cidadania pode ser aceita no programa.

Caso isso funcione, é estimado que, dentro de dois a três anos, o Green Card seja obtido e, em determinadas situações, pode ser renovado entre cinco a sete anos posteriormente.

Principais tipos de vistos para morar nos Estados Unidos de maneira legal

Conforme foi possível ver anteriormente, existem algumas formas de morar nos EUA de modo legal. A fim de demonstrar melhor esse assunto ao leitor, serão indicados quais os principais tipos de visto que podem possibilitar a residência periódica ou definitiva nos Estados Unidos.

Visto EB5

O visto EB5 é aquele criado para o investidor de qualquer nacionalidade. Esse visto foi elaborado no ano de 1990 pelo congresso americano. Dessa forma, o Governo bolou uma estratégia para trazer investidores ao país e melhorar a economia interna, gerando mais empregos.

Portanto, para conseguir o visto EB5, é necessário ser um investidor. Ou seja, exige-se da pessoa que ela abra uma empresa em território norte-americano ou, então, adquira uma empresa de lá. É necessário que essa empresa gere, no mínimo, 10 empregos para americanos, como vimos anteriormente.

Empregando-se 10 cidadãos americanos com vagas de tempo integral, é possível obter esse visto. Além disso, é necessário garantir que esses empregos sejam mantidos por, no mínimo, dois anos. Para isso, existem alguns requisitos que precisam ser atendidos.

Outa forma de conseguir o visto EB5 é fazer o investimento de US$ 1,8 milhõs em um centro regional. Dessa forma, obtém-se a aprovação da USCIS, que fará o investimento dessa verba. Caso a aplicação seja feita em regiões de alto desemprego ou em área rural, o valor baixa para US$ 900 mil.

Com o visto EB5 em mãos, é possível solicitar imediatamente o Green Card, visto que essa forma de imigrar legalmente exige um alto investimento em dinheiro. Evidentemente, os outros tipos de vistos exigem valores bem inferiores.

Visto E-2

Para aqueles que querem investir e que possuem cidadanias de outros países como Paraguai, Espanha e Itália, é possível aplicar para o visto de investidor chamado E-2.

Diferentemente do EB-5, não é exigido um valor mínimo para o investimento. Porém, aconselha-se que seja investido algo em torno de 200 mil dólares, pois a lei fala em um investimento substancial, o que requer certo nível de interpretação.

Recentemente, a Visa Solutions, parceira oficial da American Project nos EUA, lançou um programa de investidor com o visto E-2. Este programa é direcionado a pessoas que querem morar nos EUA ou apenas querem diversificar seu investimento.

O programa é bem completo e oferece opções de investimento em licenças comerciais. Diferentemente das franquias, que possuem um alto nível de falência, as licenças comerciais funcionam como uma espécie de investimento anjo.

Você abre uma empresa limitada no seu nome, transfere o dinheiro para a conta no nome dessa sua empresa e uma empresa operadora faz toda a gestão dos ativos financeiros e do negócio para operar esse investimento.

Você tem o direito a um percentual desse investimento e a empresa fica responsável por operacionalizar e enviar relatórios acerca do desempenho da empresa.

Se quiser saber mais, pode preencher o formulário abaixo nesta página também.

Visto L1

O visto L1 é aquele utilizado pelas empresas que possuem unidades nos Estados Unidos. Em outras palavras, no caso do brasileiro, é necessário ser empregado por uma empresa brasileira que possua filial, matriz ou alguma subsidiária no território norte-americano.

Desse modo, o candidato a esse visto precisa ocupar um cargo de gerente, alto executivo ou, então, fazer uma função de conhecimento especializado como, por exemplo, ser um especialista que faça uma função que pouquíssimos profissionais do mercado sejam capacitados.

Além disso, é necessário ter desempenhado essa função pela empresa por, no mínimo, um ano. Nesse caso, o profissional que será transmitido para a unidade dos Estados Unidos terá que ser colocado em uma função igual ou similar ao que ele possui experiência e é especializado.

O visto L1 não é emitido somente por organizações empresariais, o que significa que instituições religiosas e ONGs também podem emiti-lo. Esse visto possui validade de três anos e pode ser renovado até o limite de sete anos.

Como este visto não é de imigração, para se obter um Green Card, existe a possibilidade de fazer a transição. Se você já vem com esse objetivo, trata-se de um dual intent, que não é bem visto pela imigração. Caso queira viver nos EUA, é bom planejar a sua estratégia de imigração.

Visto H1B

O visto H1B é um visto de trabalho. Em outras palavras, esse visto pode ser emitido por uma empresa americana que contratará os serviços de um profissional ou, então, por uma empresa que fará a transferência do colaborador para uma unidade nos Estados Unidos, similarmente ao L1.

No entanto, o visto H1B exige mais requisitos do que o L1. Isso significa que, para conseguir essa modalidade, é necessário ser especializado em uma determinada função e tê-la exercido pelo período mínimo de doze anos.

Além disso, o visto H1B pode ser liberado para profissionais que possuam bacharelado ou alguma formação acadêmica, de acordo com a função a ser exercida. Isso porque doze anos de experiência são equivalentes a uma faculdade, de acordo com os requisitos desse visto.

Assim, é necessário a formação superior ou a experiência mínima de 12 anos na função. O visto H1B também pode levar para uma imigração posterior. Começando com o visto de trabalho temporário como opção e depois, patrocinando o Green Card do trabalhador. Se a empresa já tiver a intenção de emitir um Green Card posteriormente, isso pode ser considerado como dual intent. Como mencionamos anteriromente, dual intent não é visto com bons olhos pela imigração americana.

Esse visto possui validade de três anos e pode ser renovado uma só vez. Isso totaliza seis anos de visto H1B. Porém, esse visto apresenta uma desvantagem: o alto número de candidatos. Por isso, a sua aprovação pode demorar longos anos, já que é feita uma loteria eletrônica.

Um visto dessa modalidade só entra em análise quando é escolhido pela loteria, dada a altíssima quantidade de solicitações. Caso o processo de solicitação não seja escolhido pela loteria, é necessário reemiti-lo ao fim do prazo de um ano.

Outra desvantagem do visto H1B é que ele não permite ao cônjuge do empregado conseguir um emprego nos Estados Unidos. Por conta disso, somente o colaborador da empresa poderá trabalhar, o que ocasiona apenas uma fonte de renda para a família.

Caso queira aprender mais sobre vistos americanos, você pode acessar esse artigo.

Visto J1

O visto J1 é aquele que é concedido em casos de intercâmbio. Dessa forma, o J1 pode englobar casos de intercâmbio de estudos, trabalho de férias e au pair. Vale lembrar que cada situação possui um determinado limite para a idade, e isso deve ser observado.

A validade do visto J1 geralmente é igual ao programa de intercâmbio cultural que for executado. Ou seja, se um programa tiver a duração de um ano, o J1 também vencerá dentro desse prazo.

Trata-se de um visto de single intent, significando que tudo parte do solicitante e não é possível obter o Green Card.

Visto F1

O visto F1 é um tipo de visto para estudantes. Ou seja, esse visto é liberado aos estudantes que procuram ir aos Estados Unidos aprender o inglês como segunda língua (english as a second language) ou, então, para fazer cursos superiores como graduações, pós, mestrados, etc.

Um ponto interessante do visto F1 é que, conforme dito antes, ele possibilita que o estudante trabalhe no campus onde estudará. Esse tipo de trabalho pode compreender a carga horária de até vinte horas semanais.

Após a conclusão do curso superior, é possível solicitar o chamado OPT, que é a sigla para optional practical trainning. Dessa forma, o estudante pode trabalhar pelo prazo de um ano, depois de ter concluído o curso, em um emprego relacionado com a área de formação.

Além disso, cursos que se encaixem na área denominada STEM (science, technology, engineering and mathematics) permitem que o estudante solicite o prazo de um ano adicional para executar o trabalho relacionado com a área do curso.

O visto J1 também é do tipo single intent, por isso, não permite a solicitação do Green Card. Porém, se após a formação, o estudante encontrar um empregador para patrociná-lo, é possível solicitar o visto H1B, que é do tipo dual intent.

Desse modo, o estudante poderá obter o seu Green Card, além de conseguir iniciar uma carreira profissional nos Estados Unidos. Essa possibilidade costuma inspirar muitos estudantes que saem de seus países para tentar a sorte em terras norte-americanas.

Visto EB3

O visto EB3 é um tipo de visto para trabalho, que exige uma série de requisitos. Ele pode ser obtido diretamente ou através de ajuda de empresas especializadas, como a American Project.

Quando se tem o apoio de uma agência de imigração full service, este visto passa a ser mais fácil de aprovar, pois você contará com uma equipe, que construiu um processo sólido de imigração. Por isso, é um dos mais procurados pelos profissionais brasileiros que desejam morar nos Estados Unidos de maneira legal.

Assim, o visto EB3 pode ser conseguido por trabalhadores qualificados, não-qualificados e profissionais que ofereçam mão de obra escassa nos EUA. Esse tipo de visto é considerado como um Green Card, pois é um visto que permite a residência permanente nos EUA. Isso é excelente para quem quer viver nos EUA de maneira legal.

Outro ponto bastante positivo do visto EB3 é que ele exige um investimento bastante baixo se comparado com outros tipos de vistos. Na realidade, ele não exige investimento em um negócio. O investimento no caso, é da assessoria migratória aos EUA. Da mesma forma, ele não exige muita qualificação, podendo o candidato ter formação acadêmica ou não.

Portanto, qualquer profissional especializado naquilo que faz, comprovando experiência, poderá conseguir esse visto. É necessário também ter uma proposta formal de emprego, e é justamente aqui que entra o trabalho da American Project. Nós te conectamos com empresas dos EUA, que possuem a necessidade real e justificável de trazer estrangeiros para postos de trabalho nos Estados Unidos.

Após ser aprovado, você receberá a oferta formal de trabalho, o que permitirá, que você inicie seu processo migratório para poder morar nos EUA de maneira legal e sem dores de cabeça. O programa é tão completo, que inclui serviços como o  de realocação (relocation), que permite que você tenha ajuda para validar e emitir documentos, além de te ajudar a matricular filhos em escola pública americana, assim como outros temas, que são de suma importância para quem quer imigrar para os EUA de maneira legal.

O visto EB3 também permite ao profissional levar a sua família e, além disso, trocar de emprego quando já estiver nos Estados Unidos, sendo necessário apenas cumprir o período de um ano na empresa que formalizou a proposta.

Sem dúvida, o visto EB3 é um dos mais simples e fáceis de se conseguir, sendo uma ótima opção para aquele profissional que procura saber como morar nos Estados Unidos de maneira legal. Contar com a American Project nesse caso é a melhor opção!

Caso tenha interesse em conhecer mais sobre vistos para os Estados Unidos, acesse esse post do nosso blog, que explicamos os principais vistos para morar nos EUA.

Outros tipos de vistos

Além dos vistos descritos nesse artigo, existem também outros tipos que permitem a uma pessoa residir legalmente nos Estados Unidos. É possível citar, por exemplo, o visto K1, que é o tipo de visto dado para noivas e noivos de cidadãos americanos.

Existe também o K2, que é dados aos filhos, no caso citado antes. Existem os vistos para companheiros e familiares dos profissionais que passam a residir nos Estados Unidos, conforme os vistos descritos anteriormente.

Dessa forma, é possível citar o H4 e o F2, que são, respectivamente, concedidos para cônjuges de pessoas que estão residindo com o visto H1B e visto F1. Na maioria dos casos, um cônjuge conseguirá imigrar legalmente para os EUA junto com o profissional ou estudante.

Há alguns vistos que são concedidos em casos especiais, como é o caso do visto U. Esse tipo de visto é dado para pessoas vítimas de violência e que, de alguma forma, colaboraram com as investigações policiais.

Ainda assim, existem outros tipos de vistos que podem ser concedidos aos imigrantes, evidentemente, em casos mais específicos. Isso demonstra como é importante conhecer como viver nos Estados Unidos de maneira legal.

Desse modo, evita-se de uma série de possíveis transtornos, com tentativas frustradas de imigrar ilegalmente.

O ideal é sempre procurar uma forma legal de imigrar para os Estados Unidos, já que existem muitas possibilidades para quem quer saber como morar nos Estados Unidos de maneira legal. Contar com o apoio de uma empresa especializada é uma ótima opção.

De fato, isso evita prejuízos financeiros e, até mesmo, riscos à integridade física. Em casos mais graves, existe a possibilidade de ter que arcar com multas ou ser preso.

O melhor caminho é sempre seguir dentro da lei, evitando qualquer forma de imigração ilegal.

Considerações finais

Com o auxílio de programas de imigração, essa experiência pode contar com praticidade. É a partir disso que as histórias e aprendizados podem ganhar a atenção desejada, sem tanta burocracia e a obtenção do visto específico.

E se você ainda não conhece a American Project, esta é a oportunidade de conquistar seus objetivos e viver o sonho americano. Saiba como morar nos Estados Unidos de maneira legal com o visto EB3 de Green Card por trabalho para brasileiros, em um processo que ocorre legalmente e com toda a parte burocrática por nossa conta. Preencha o formulário abaixo e solicite mais detalhes sobre como viver nos Estados Unidos de maneira legal.

    [custom_date]