O que é o Thanksgiving Day? Qual o significado do Thanksgiving day ou dia de ação de graças nos Estados Unidos?

O Thanksgiving ou Thanksgiving Day é conhecido como dia de ação de graças. É um feriado comemorado pelos americanos na quarta quinta-feira de novembro. Para muitos, a origem do thanksgiving day celebra a história da refeição dos Pilgrims (primeiros colonos ingleses) com os nativos americanos. Este dia é reservado como um dia para passar com os entes queridos e para agradecer.

A maioria das famílias celebra com uma refeição grande e às vezes com algum ato religioso. Muitos países celebram uma variação dessa celebração ou têm um feriado diferente com os mesmos temas. É comum marcar a época da colheita com refeições comemorativas e festivais de agradecimento em muitas religiões e comunidades ao redor do mundo. Esses agradecimentos remontam aos antigos festivais pagãos. Por outro lado, as religiões protestantes têm muitas conexões com o festival da colheita do Dia de Ação de Graças.

O ritual mais praticado é a refeição do Dia de Ação de Graças. Isso geralmente inclui peru assado, purê de batatas, molho gravy, molho de cranberry, milho, batata doce e tortas de abóbora. Contudo, muitas festas diferem de significado entre famílias e culturas. Os agricultores, assim como muitos cidadãos americanos, enxergam esse feriado como uma celebração da colheita. Há pessoas que comemoram a colheita bem-sucedida dos Pilgrims com a ajuda dos americanos nativos.

Neste post, iremos te contar tudo sobre o thanksgiving day (ou dia de ação de graças) americano, passando por curiosidades, tradições, costumes e pelsa comidas típicas deste feriado típico dos EUA.

Curisosidades e Tradições do Thanksgiving day – Dia de ação de graças nos EUA

 

A festividade simboliza carinho, compaixão e gratidão. Famílias e amigos se reúnem em torno de mesas fartas para celebrar as conquistas durante o ano. O peru é o principal destaque da ceia, mas, além dele, é servido batatas, tortas de nozes, maçãs e aboboras, cookies e molho cranbrerry. Além dos jantares, o Dia de Ação de Graças é homenageado em missas e paradas por todas as cidades. Um desfile com figuras de desenho animado e celebridades mais famoso do mundo é produzido por uma loja de departamento em Nova York.

A Macy’s Thanksgiving Parade – criada em 1924 – é produzida por quase 10 mil pessoas e motiva a ida de 3,5 milhões para as ruas de Manhattan. Mais de 50 milhões de telespectadores acompanham a transmissão da parada em canais televisivos. Os centros religiosos realizam cultos especiais e as associações de caridade distribuem comidas tradicionais para moradores de rua, idosos em asilos, órfãos e doentes.

Celebração do Thanksgiving no Brasil

No Brasil o dia não costuma ser festejado, mesmo com a presença no calendário de datas comemorativas. As famílias que celebram são de descendência americana ou inglesa, a exemplo dos cristãos da Igreja Presbiteriana, Metodista e Luterana.

Futebol americano e o dia de ação de graças

O futebol americano é muito importante no Dia de Ação de Graças. Mesmo que você não seja um grande fã, não poderá evitá-lo no Thanksgiving Day. É uma tradição que remonta a 1934, tornando-a uma atividade perfeita após o jantar para a maioria das famílias americanas.

O Peru te deixa sonolento

Isso não é uma lenda urbana. Estudos científicos certificam que a carne de peru faz você dormir. Ela contém o aminoácido triptofano, que produz uma sensação de calma e sono. Ainda bem que nada que um sofá confortável e um longo jogo de futebol não possam remediar.

O início das comemorações de fim de ano

A época de festividades não inicia até que você jante no Dia de Ação de Graças. Este dia é considerado o início oficial da temporada de férias nos EUA. Para muitas famílias, é um dia de celebração e agradecimento. Em muitos casos, é ainda mais importante do que nos outros feriados que se seguem. Por esse motivo, é um dos dias mais movimentados para viagens aéreas nos Estados Unidos.

Enquanto era presidente, Thomas Jefferson se recusou a declarar o Dia de Ação de Graças como Feriado

Os presidentes originalmente tinham que declarar feriado de Ação de Graças todos os anos. No entanto, Jefferson se recusou a reconhecer o evento, porque ele acreditava fortemente na separação entre igreja e estado. Como o Dia de Ação de Graças envolvia oração e reflexão, o presidente pensou que tornar um feriado nacional violaria a Primeira Emenda. Ele também achou que era mais adequado como feriado estadual, não federal. Mas ele nunca se explicou realmente ao público.

O primeiro desfile da Macy’s não tinha nenhum balão flutuante

Se você não consegue imaginar o desfile do Dia de Ação de Graças da Macy’s sem carros alegóricos gigantes com seus personagens favoritos, você provavelmente mal reconhecerá o primeiro desfile no início dos anos 20. Havia carros alegóricos, assim como cantores e celebridades e Papai Noel. Em 1924, ele tinha algo que poderia ser ainda mais louco do que balões: animais do zoológico do Central Park.

Aproximadamente 46 milhões de perus são assados todo ano durante o Dia de ação de graças

O Thanksgiving Day sem peru seria como o Natal sem uma árvore. Embora não seja super popular no resto do ano, o peru é um grande sucesso nos feriados, talvez porque realmente atenda a uma multidão. No Natal, 22 milhões de famílias fazem um jantar com mais um peru.

Você pode consumir até 229 gramas de gordura durante a principal refeição

Uma dica antes de ir jantar, é vestir calças elásticas. Infelizmente, a quantidade de gordura consumida durante essa refeição é de 3 a 4 vezes a quantidade de gordura que você deve comer em um dia. E isso provavelmente não é novidade para aqueles de nós que fazem a segunda ou a terceira porção do jantar. Todo o jantar de Ação de Graças pode totalizar mais de 3.000 calorias. Agora, quem está disposto a jogar uma pele de porco depois de comer?

A maioria dos americanos prefere as sobras do jantar do dia de ação de graças, que o próprio jantar

Os americanos são fãs do todo-poderoso sanduíche de peru, recheio do peru e purê de batatas. Quase oito em cada dez americanos concordam que as sobras são mais deliciosas que o grande jantar em si, de acordo com uma pesquisa do Harris Poll de 2015.

O Canadá e o Thanksgiving Day

O país vizinho também comema o Dia de Ação de Graças, mas o fazem em um dia diferente e por um motivo diferente. Enquanto o Thanksgiving Americano presta homenagem a um banquete entre os Pilgrims e os nativos americanos, a celebração canadense comemora um banquete entre o explorador inglês Martin Frobisher e sua equipe após sua bem-sucedida viagem da Inglaterra para o território canadense em 1578. O Dia de Ação de Graças canadense cai em uma data diferente. Ocorre na segunda segunda-feira de outubro de cada ano.

Quais os pratos típicos do Thanksgiving?

Comidas Thanksgiving Day

O feriado de Thanksgiving é conhecido pela enorme variedade de pratos que compõem o jantar típico nesse feriado. Os pratos são feitos com ingredientes típicos americanos e são muito comuns em reuniões de amigos e familiares. Confira abaixo algumas receitas que combinam com este feriado:

1 – Peru Assado: este é o prato mais tradicional americano para o jantar do dia de ação de graças. Confira uma receita em português de como fazê-lo neste link.

2 – Sopa de legumes: este prato é uma boa ideia para qualquer dia. Refogue cebola picada e alho até mudarem de textura. Adicione legumes frescos ou congelados e molho de tomate. Tampe tudo e deixe ferver durante uns 15 minutos. Coloque uma colher de sopa de vinagre de arroz para cada dois copos de sopa e tempere com pimenta do reino. Você pode adicionar outras proteínas como bacon e frango em pedaços para dar uma incrementada.

3 – Chutney de tomate e damasco: coloque pedaços de damasco seco e de tomate fresco, um pouco de cidra (espumante), açúcar mascavo, gengibre, cravo e um toque de curry. Leve ao fogo por cerca de 20 minutos.

4 – Purê de batata: muito comum aqui no Brasil, este é um prato que não pode faltar nesse dia tão especial.

5 – Geleia de cebola roxa com alecrim: corte tiras finas de cebolas roxas e cozinhe-as no azeite de oliva até ficarem bem macias. Adicione alecrim, vinho tinto e outros condimentos até engrossar a misturar na forma de  geleia. Na realidade, você fazer geleia de vários ingredientes. Todos eles combinam bem com o Peru e dão uma equilibrada nos sabores.

6 – Rosemary de figo e alho: coloque os figos em água morna até incharem, secarem e reduzirem pela metade. Comece amassando alho e refogue o alho com azeite em fogo médio-baixo. Adicione os figos, junto com um suco de laranja fresco e cozinhe. Voilá.

7 – Minicebolas temperadas: descasque e corte as minicebolas, tempere tudo em uma mistura de gengibre, alho, pimenta, óleo de amendoim e uma pitada de óleo de gergelim. Mantenha no fogo até que fique bem cozida e caramelizada a cebola. Em seguida, regue com molho de soja (shoyu).

8 – Molho Gravy: o molho é muito usado para acompanhar carnes assadas e purê de batata. No dia de ação de graças é um dos pratos favoritos.

9 – Batata-doce enrolada: este prato é muito bom para aperitivos. Corte as batatas-doces em fatias finas e ferva até ficar bem macio. Escorra a água, misture com azeite de oliva. Enrole cada fatia de batata doce com uma fatia de presunto e uma folha de sálvia ou alecrim, Deixe assando no forno até dourar.

10 – Vegetais com shiitake: você pode usar os vegetais que quiser. Recomendamos que use beterraba, cenoura e batata. Adicione shiitakes picados, óleo de gergelim e pimenta. Asse até ficar macio e regue com sementes de gergelim e molho de soja. Você pode cozinhar tudo usando papel alumínio.

11 – Torta de vegetais: coloque em pilhas berinjela assada fatiada, abobrinha, tomate e cebola. Adicione manjericão fresco em uma assadeira e cubra com migalhas de pão ou parmesão (ou ambos). Asse por 20 minutos. Você pode adicionar outros vegetais para incrementar ainda mais a torta.

12 – Couve-flor e cebola: Cozinhe cebola, curry e gengibre em azeite de oliva até a cebola ficar molinha. Enquanto isso, refogue a couve-flor até que fique macia. Adicione couve-flor e passas à mistura de cebola. Cubra e cozinhe até a couve-flor amolecer.

Costumes e tradições no Dia de ação de graças

 

O peru assado é tradição em mais de 80% das mesas americanas, tanto que algumas pessoas chamam o dia de Turkey Day (Dia do Peru). Uma série de outros pratos com os vegetais da estação também não podem faltar: pumpkin pie (torta de abóbora), mashed potatoes (purê de batata), cranberry sauce (molho de cranberry), cornbread (pão de milho).

Algumas famílias no dia de Ação de Graças, quebram o asso da sorte, que é um osso encontrado no peito do peru. Duas pessoas pegam uma extremidade do osso, fazem um desejo e puxam. Aquele que ficar com o maior pedaço terá o seu deseja realizado.

A peça central da mesa é a  cornucópia, uma cesta em forma de chifre repleta de flores, frutas, nozes e vegetais, é frequentemente usada para decorar a mesa de Ação de Graças. A palavra cornucópia deriva do termo latino para chifre da abundância; a cornucópia é um símbolo de longa data da recompensa da colheita que remonta aos antigos gregos e romanos.

Muitas famílias assistem ao desfile do Dia de Ação de Graças da cidade de Nova York, que inclui bandas, carros alegóricos, músicas e apresentações de musicais da Broadway e balões gigantes cheios de hélio! As pessoas gostam de assistir a jogos de futebol – talvez sua família goste de jogar fora!

Thanksgiving day parade (passeata)

 

Milhões de famílias americanas assistem ao Desfile do Dia de Ação de Graças da Macy’s – uma tradição anual do feriado que começou em 1924 pelos funcionários da Macy’s, que queriam celebrar sua imigração para a terra da liberdade.

Todos os anos, no Thanksgiving Day, mais de 3,5 milhões de pessoas na cidade de Nova York – e mais de 50 milhões de pessoas em casa – assistem carros alegóricos, balões de até cinco andares, artistas de teatro da Broadway, artistas musicais e outros desfilarem no Central Park, em Manhattan. É o desfile de ação de graças mais famoso do país.

Desfile do Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças) da Macy's em Nova York

A Black Friday e o Thanksgiving

 

Conhecido como o “maior dia de compras do ano”, a Black Friday ocorre no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, teve inicio por volta de 1960, a polícia da Filadélfia apelidou a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças de Black Friday pelo grande movimento de pessoas nas ruas, já que grande parte dos americanos recebia folga e aproveitava a abertura oficial de compras natalinas para ir as lojas.

Atualmente, o Black Friday é período de maior faturamento do varejo americano. No dia do evento (e que hoje se estende também para o final de semana), muitas lojas abrem bem cedo, algumas durante toda a madrugada, para atrair o maior número de consumidores através de ofertas.  Milhares de pessoas aguardam em filas enormes. A popularidade do evento movimenta todo o país, sendo que os descontos oferecidos são considerados mais atrativos do que os natalinos por muitos consumidores.

A Black Friday no Brasil

De acordo com o site Meliuz (link do artigo), a Black Friday iniciou no Brasil em 2010, com a adesão de 50 lojas online, que conseguiram atingir a marca de 3 milhões de reais de faturamento naquele ano.

Com o sucesso da promoção, mais lojas passaram a aderir de forma online. Com o sucesso atingido, lojas tradicionais passaram a ver o feriado americano como uma oportunidade de faturar mais e alavancar as vendas, em um período que tradicionalmente não costumava ter tantas compras assim no Brasil.

O que é a Cyber Monday e o que ela tem a ver com o Thankgiving?

A “Cyber Monday” ocorre na segunda-feira após a Black Friday e atende ao mundo das compras on-line. Grandes vendas e grandes descontos podem ser encontrados online. É um dia muito popular e lucrativo, e parece que os trabalhadores que retornam ao escritório na segunda-feira após o Dia de Ação de Graças não estão perdendo, pois cerca de 75% das compras são feitas durante o expediente de trabalho.

 

Que tal aproveitar o Thanksgiving Day nos EUA? E se você pudesse morar lá?

Isso mesmo. Aqui na American Project, você tem a oportunidade de morar nos Estados Unidos de modo legal. O primeiro passo é muito simples. Basta você preencher o formulário de aplicação no nosso site, que iremos entrar em contato contigo e explicar como funciona o nosso programa. A Ameican Project tem parceria com a Visa Solutions, que está no mercado há mais de 12 anos. Preencha o formulário abaixo e comece a viver o sonho americano.

    [custom_date]